Planejamento Matrimonial

Você já ouviu falar sobre planejamento matrimonial?

Esse é um assunto super importante para os casais que pensam em construir e dividir uma vida a dois. 

Muitas pessoas falam que essa é uma conversa chata e que não se sentem à vontade para tratar sobre tais assuntos no início de uma relação, mas esta é uma conversa necessária.

O planejamento matrimonial vai proteger as finanças e o patrimônio constituído por cada uma das partes antes, durante e, em alguns casos, depois que o casal não está mais junto. 

E, principalmente, vai evitar problemas futuros, que poderiam ser evitados com um alinhamento prévio feito pelo casal. Afinal, combinado não sai caro não é mesmo? 

Só pra vocês entenderem a importância desse assunto: no caso de separação, como fica o patrimônio constituído durante a vigência da união? E no caso de dívidas contraídas durante o casamento, quem vai ser o responsável pelo pagamento delas após a separação? E no caso de falecimento de uma das partes, como fica patrimônio? E as dívidas? 

Esses são questionamentos simples que quase nunca são conversados antes de um problema acontecer na relação. 

De acordo com a legislação brasileira, no caso de divórcio será analisado o regime de bens que foi acordado entre as partes, mas também a situação financeira de cada uma das partes após a separação. Portanto, é importante que os casais conversem como gostariam que seus bens (e suas dívidas) fossem divididos no caso de uma eventual separação. 

No caso de falecimento de uma das partes, caso existe patrimônio a ser transferido, existem custos de inventário, cartório e advogado que muitas vezes chegam a 15-20% do valor do patrimônio. 

No caso da existência de dívidas, a herança responde pelo pagamento das dívidas da pessoa que faleceu. Mas de acordo com o Código Civil, uma vez que é feita a partilha, cada um dos herdeiros só vai responder pela parte que lhes couber da herança. 

Já pensaram sobre isso? Ou melhor, já conversou com o seu parceiro sobre esses assuntos?

Caso a reposta seja “ainda não”, recomendo que você faça isso quanto antes. Alinhamentos sobre esses assuntos são necessários, constroem relações sólidas e, principalmente, evitam conflitos nada agradáveis no futuro. 

Caso você tenha interesse em ter mais informações sobre esse assunto, recomendo que entre em contato com nosso time. Estamos à disposição para sanar suas dúvidas. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *